Que consumidor nunca pagou por um serviço ou produto e acabou recebendo algo diferente do que o combinado? Todos nós conhecemos o sentimento e, muitas vezes, pessoas tomadas por ele adotam medidas extremas a fim de receber justiça. No entanto, existem variadas formas de solucionar conflitos deste tipo.
A saber, todo consumidor tem direito de registrar uma reclamação no Procon (Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor). As consequências podem ser prejudiciais para a empresa que não souber administrá-la.
Por isso, a Pontual preparou este blog para responder a pergunta feita no título do mesmo. Além disso, vamos listar algumas formas de evitar o problema inicial. Continue lendo para conferir.
Como dito anteriormente, quando o consumidor sente-se lesado por alguma empresa, a busca por uma solução reparadora pode ser imediatista. Entretanto, a agilidade procurada geralmente entra em choque com a demora dos canais de comunicação corporativos.
Dessa forma, o cliente passa a buscar ajuda de órgãos oficiais. Visto que os meios para tais instituições são mais acessíveis por conta da tecnologia. Isso gera confiança e a certeza de que a necessidade em questão será não apenas ouvida, como também suprida.
Sobretudo, a tecnologia empregada por estas organizações está disponível para todos que desejam utilizá-la a seu favor. Tanto os clientes como as empresas podem usar todas as facilidades que ela apresenta.
Sendo assim, é necessário mapear onde seu consumidor ou público-alvo está e dessa maneira, investir em canais de atendimento que possam respondê-lo rapidamente.
As empresas não são obrigadas a criar canais de atendimento onipresentes. Todavia, eles precisam ser eficientes e satisfatórios, já que o depoimento positivo de um cliente gera muito valor ao empreendimento.
Quando uma empresa recebe reclamações ou processos, é comum deixar-se levar pelo nervosismo. “Por que o consumidor processou a minha empresa antes mesmo de conversar comigo?” é um pensamento recorrente. Entretanto, existe uma forma de remediar este tipo de situação de maneira pacífica por meio de uma audiência de conciliação.
Uma audiência de conciliação trata-se de um encontro entre o réu e o autor de uma ação judicial. Lá, eles terão a oportunidade de conversar a fim de chegar a um consenso. A combinação entre ela e o uso de tecnologia eficaz é uma ótima ferramenta capaz de solucionar e diminuir conflitos.
Vale ressaltar que as empresas não podem somente se preocupar com o processo de vendas. Cuidar do atendimento e do pós-venda é tão fundamental quanto fechar negócios e pode ajudar a multiplicá-los. A jornada do consumidor precisa ser respaldada de ponta a ponta pelo empreendimento, construindo um relacionamento de confiança entre ambos.
A Pontual Juris pode ajudar a sua empresa a mapear todos os canais de atendimento para que não venham a ter problemas judiciais. Somos especializados em gestão de correspondentes jurídicos para demandas das reclamações dos consumidores.
Visite nosso site e entre em contato conosco para mais informações.
Não enviamos Spam