Empresas não resolvem as queixas de 32% dos clientes

Levantamento aponta que parte dos brasileiros desiste de buscar seus direitos por achar o processo burocrático e desgastante.

Entre os brasileiros que se dizem lesados em relações de consumo durante a pandemia, 90% dizem ter procurado as empresas para tentar resolver seus problemas. Na média, foram necessários quatro contatos para que o consumidor pudesse apenas relatar sua queixa.

Mais da metade conseguiu resolver o problema completamente, enquanto pouco mais de um terço (31,8%), não teve solução para o caso.

O “Diagnóstico nacional do consumidor vítima de conduta abusiva durante a pandemia” — feito pelo Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG), com a Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (Fipe) — ouviu dois mil brasileiros, integrantes da população economicamente ativa, segundo o IBGE, das 27 unidades da federação, que se declararam lesados.

O levantamento mostra ainda que 55% dos consumidores estão insatisfeitos com as empresas. Além disso, muitos abrem mão de seus direitos por considerar que recorrer às companhias, ou mesmo aos órgãos de defesa do consumidor, é um processo burocrático, desgastante e demorado, que no fim pode não valer a pena, dependendo dos valores envolvidos.

Dos 10% que não recorreram às empresas, apenas 2% buscaram os órgãos de defesa do consumidor. E daqueles que procuraram as companhias, 12,8% também recorreram às entidades de proteção, um índice muito menor do que os 31,8% que declararam não ter tido suas questões resolvidas.

— Isso põe por terra a falácia de que os consumidores recorrem a Procons ou à Justiça sem antes se comunicar com as empresas. E mostra que não é fácil reclamar, são necessários vários contatos só para relatar uma queixa. Por outro lado, vemos que os problemas que chegam aos Procons são a ponta de um iceberg, há muito mais do que os órgãos conseguem mensurar — pondera Glauber Tatagiba, promotor de Defesa do Consumidor em Belo Horizonte, que liderou o projeto da pesquisa pelo MP-MG.

Fonte: Portal PEGN


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