A resolução de conflitos nacionais se baseia na Política Judiciária Nacional de tratamento adequado de choque de interesses. De acordo com o relatório Justiça em Números, conflitos de consumo são o principal tipo de demandas judicializadas no Brasil.
Este tipo de conflito ocorre quando o consumidor reclama relativamente a um produto comprado ou serviço prestado, podendo estar em causa vários consumidores e vários fornecedores.
Uma vez que o índice de ocorrências desse tipo de situação é tão recorrente, torna-se necessária a análise desses conflitos. Ainda mais, a identificação de um sistema que gere soluções eficientes pelo meio mais adequado de cada um deles.
Dessa forma, a Lei de Mediação e do Novo Código de Processo Civil se junta a Política Jurídica Nacional. Isto ocorre a fim de incluir e fomentar maneiras consensuais de solução de disputas, especialmente a mediação. Em outras palavras, este sistema visa oferecer ao cidadão brasileiro acesso à ordem jurídica justa.
Como este tipo de conflito é excessivamente judicializado, o sistema de serviços judiciários acaba esgotando seu sistema operacional. Por isso, quanto mais resoluções de conflitos entre empresas e consumidores puderem ser realizadas pela mediação, melhor.
Mas será que este tipo de resolução de conflitos realmente consegue ser eficiente? É sobre isso que a Pontual fala no blog de hoje. Continue lendo para conferir.
A transparência na resolução de conflitos, sem dúvidas, evita causas de judicialização referentes às queixas dos consumidores. Agir de forma honesta mostra o quanto a empresa é profissional e está disposta a resolver qualquer tipo de conflito.
A pandemia mudou a forma de se tratar, estamos mais em casa neste processo. Sendo assim, procure resolver todas as questões que os consumidores levam até a empresa. Invista em comunicação para que a empresa possa apresentar todas as soluções possíveis ao consumidor evitando causas judiciais.
Só para ilustrar, imagine o atraso no pagamento de um bem de consumo. Parece um problema corriqueiro, mas pode levar à inscrição do consumidor em órgãos de proteção ao crédito. Esse é justamente o tipo de conflito que pode ser resolvido por meio de uma negociação.
Como dito anteriormente, à medida que as empresas conseguem encontrar os métodos mais adequados de resolução de conflitos, melhor. Além de operarem como aliadas do Judiciário, estabelecem relacionamento e reputação sólidos entre os consumidores.
O diálogo, a negociação e a mediação surgem como auxiliares exemplares da justiça. Ao passo que possibilitam mais eficiência para as partes, ocasionam um menor número de casos para os juízes sentenciarem.
De certa forma, a empresa poderá aprender com os conflitos. Portanto, poderá investir em treinamentos para seus colaboradores atenderem de forma rápida e eficaz às solicitações dos consumidores.
A Pontual Juris é especializada em gestão de correspondentes jurídicos para demandas das reclamações dos consumidores e pode ajudar sua empresa no relacionamento com seus clientes.
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