Na busca pelo sucesso de sua marca é necessário cuidar de diversos fatores. O principal deles é o relacionamento com o cliente. Uma boa experiência é a resposta certa para garantir a boa impressão dos consumidores e imagem sólida da empresa.
Realizar campanhas sazonais, oferecer benefícios exclusivos, compreender as dificuldades do cliente, monitorar suas buscas: essas e outras ações podem garantir o sucesso da sua empresa.
De acordo com uma pesquisa de 2019 realizada pela NewVoice Media: 58% dos clientes nunca voltam a usar os serviços de uma marca depois de uma experiência negativa. Por outro lado, 69% afirmam que recomendariam a empresa para amigos após uma experiência de atendimento positiva.
Esta é a primeira pergunta em uma pesquisa de NPS realizada pelas empresas. Certamente a fim de entender o grau de satisfação de seus clientes em relação com a marca. Procurar saber a opinião do consumidor é uma tendência que ganha cada vez mais espaço no mundo corporativo.
A necessidade de colocá-lo no centro do negócio não é uma surpresa. Entretanto, antes mesmo de sondá-lo, é de bom tom se perguntar o mesmo citado anteriormente em nosso primeiro tópico.
Entender que os clientes deixaram de buscar um produto e sim uma experiência é um ponto-chave para aprimorar seu negócio. Como consequência, as empresas do mundo todo estão adotando cada vez mais estratégias e mecanismos novos para acolher seus consumidores.
A soma de tecnologia, conhecimento e aplicação corporativa nos últimos anos tem agregado mais inteligência e personalização às marcas.
Com o avanço da tecnologia e fácil acesso às empresas pela internet, o consumidor conquistou seu lugar ao sol. Eles conhecem os seus direitos e sabem até podem ir. Muitos usam essas informações com finalidades um tanto quanto egoístas. Mas outros realmente precisam da atenção da empresa para resolver seus problemas.
Dessa forma, torna-se fundamental acompanhar as novidades do mercado, além de abrir canais de atendimento descomplicados com o consumidor. Por exemplo: redes sociais, um botão de WhatsApp na primeira página do site, um e-mail, um telefone, etc.
Essa tecnologia permite que seu cliente acesse seus canais de atendimento fora do horário comercial e, quem sabe, na madrugada. Portanto, sua empresa precisa estar atenta à evolução digital e entender onde o seu público-alvo está para acompanhá-lo na jornada.
Não basta somente seu cliente comprar um produto e ficar satisfeito, o pós venda é muito importante.
Ele mostra o quanto a empresa está antenada e apta para acompanhá-lo, lembrando de aniversários com um cupom de desconto. Ou mostrando as novidades da empresa através de um e-mail marketing. Talvez atualizando aquela lista de transmissão do WhatsApp… Com certeza seu cliente se sentirá acolhido.
Acima de tudo, o foco é promover, em tempo integral, a garantia da melhor experiência possível entre o consumidor e a marca.
A Pontual Juris é especializada em gestão de correspondentes jurídicos para demandas das reclamações dos consumidores e pode ajudar sua empresa no relacionamento com seus clientes.
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